sábado, 19 de março de 2016

Hora do Check-up: Exames Médicos da Imigração Canadense

Exames Canada

Esta semana fomos ao Rio de Janeiro novamente, desta vez para passar pelos exames médicos exigidos pela Immigration Canada. Como estamos aplicando via Express Entry, a modalidade que precisamos informar na hora de marcar a consulta foi "up front medical exam" (algo como exame médico prévio).

É necessário procurar um panel physician credenciado pelo Governo Canadense. Inicialmente tínhamos cogitado ir até São Paulo, mas a passagem era mais cara e ainda li uma bad review do médico com o qual tinhamos considerado nos consultar, então achamos mais seguro ir ao Rio mesmo.

O médico que escolhemos foi o Dr. Alexandru Buescu (Alexandru, com "u" mesmo, ele é de origem Romena - um senhor de idade, credenciado pelo Canadá há mais de 30 anos). O consultório dele fica num centro médico de Botafogo. Liguei para a secretária dele e consegui agendar rapidamente a consulta para dali a uma semana. Ela adiantou por telefone os exames que seriam exigidos: Sífilis (VDRL), HIV e Urina (EAS). Fomos até um laboratório na nossa cidade mesmo e conseguimos fazer tudo num único dia, exceto o HIV, para o qual é necessário ter uma requisição de um médico. Segundo a atendente do laboratório, é um requisito do Ministério da Saúde, pois caso seu resultado seja positivo você será avisado diretamente pelo seu médico. Enfim, precisamos ir até uma clínica e solicitar ao médico plantonista que nos fornecesse a autorização, e, no dia seguinte, conseguimos fazer o exame. Demorou cerca de 3 dias para sair o resultado de tudo. 

A secretária também mencionou que precisaríamos fazer um Raio-X do tórax na clínica credenciada pelo médico, que é a Ricardo Campos, também no bairro de Botafogo, bem pertinho do consultório. Com a requisição dada pelo médico nosso plano cobriu a realização do exame e fomos rapidamente atendidos, pois a clínica funciona por ordem de chegada. O único ponto, que na verdade já sabíamos, é que seria cobrada uma taxa em dinheiro (R$55,00 por pessoa) para envio dos exames ao médico por email.

Como o registro da consulta seria feito online apenas gravamos os resultados dos exames em PDF e depois da consulta enviamos direto ao médico por email, juntamente com uma foto nossa (típica de passaporte, com fundo branco, etc. tirada digitalmente) e nosso passaporte escaneado. O médico comentou que prefere que os pacientes levem também uma cópia impressa do passaporte, mas nós não levamos.

A consulta estava marcada para as 9h00, mas como chegamos na clínica mais cedo, por volta de 08h40 já estávamos sendo atendidos. O médico confirmou nossos dados e pediu a assinatura de um termo de autorização de envio de informações ao governo canadense. Depois, pediu que pesássemos, mediu nossa altura, pressão, ouviu pulmão, apalpou a garganta, e fez perguntas básicas sobre nosso histórico médico, cirurgias realizadas, etc. Como já tínhamos sinalizado para ele que nossos exames foram todos negativos e não temos nenhum problema de saúde grave ou histórico de doenças crônicas, ele confirmou que não temos com que nos preocupar, a não ser que aparecesse algo de estranho no raio-x, o que seria bem difícil.

Agora só precisamos aguardar que o Dr.Alexandru preencha nossos dados no sistema canadense e nos envie o comprovante. De todo modo, nós guardamos o recibo da consulta como comprovação de comparecimento. Em tempo: o valor é de R$350,00 por pessoa e pode ser pago em cheque ou dinheiro.

A consulta foi na quinta pela manhã e ele disse que colocaria nossas informações no sistema apenas no dia seguinte (sexta). Até o momento não recebemos notícias, mas, como enviamos as informações por para ele apenas na quinta no final do dia, resolvemos dar um desconto e vamos cobrá-lo na próxima segunda-feira.

Em resumo, chegamos ao Rio por volta das 7h da manhã antes de meio-dia já tínhamos ido à consulta e feito o Raio-X. Como nosso vôo era a noite, conseguimos antecipar a volta e ainda aproveitamos para almoçar bem, fomos conhecer o menu executivo do CT Boucherie, restaurante do chef Claude Troisgros. Hummm! Oh la la! Boa comida me ajuda muito a aplacar a ansiedade, que tem sido forte nos últimos dias. Estamos correndo bastante para providenciar toda a documentação necessária, cada dia é uma coisa, mas já está dando tudo certo! :)

Update em 29/03: Liguei para cobrar e então o médico nos enviou no mesmo dia 28/03 (exatamente 10 dias depois da consulta) o formulário e-medical information sheet, que era o último documento que faltava para anexar no nosso processo. Antes disso, no dia 20 (2 dias depois da consulta) ele já tinha nos mandado uma versão parcial do documento, apenas para sabermos que ele estava dando andamento e tinha informado que levaria mais ou menos uma semana para fechar nosso processo, pois ele estava com um número muito alto de pacientes. Agora sim posso dizer que recomendo o atendimento dele, pois ele cumpriu os prazos a que se comprometeu. 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Rafael! Não, fizemos somente após termos recebido o ITA. De todo modo, o tipo de exame "Upfront", já que ele é feito antes da obtenção do visto.

      Excluir
  2. Olá terei minha consulta com ele nesta segunda 1/8....meu processo é va Québec moro em Serra e trabalho em Vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo, Marcos! Vc esta fazendo o Mon Project? Boa sorte! 👍

      Excluir
  3. Sou anterior ao Mon Project dei entrada no meu processo em 2013.

    ResponderExcluir