domingo, 13 de março de 2016

Express Entry Canada - Como funciona

O programa Express Entry é um sistema de seleção de imigrantes qualificados para o Canadá, e o Federal Skilled Worker Program (FSWP) é um dos programas de imigração gerenciados por meio do Express Entry. O sistema de pontos do Express Entry avalia os candidatos com base em vários fatores para determinar sua elegibilidade e classificá-los no 'pool' de candidatos. 

Fatores de Elegibilidade Iniciais

Antes de entrar no sistema de pontos, é necessário atender a certos critérios iniciais para ser elegível para o Federal Skilled Worker Program, como por exemplo:

Educação: Quanto melhor a sua formação acadêmica, melhor. Ter pelo menos o ensino médio completo é um dos quesitos, mas a verdade é que qualquer educação adicional pode somar mais pontos. A maioria das pessoas que se inscreve nesse tipo de programa, tem minimamente o ensino superior completo.

Experiência de Trabalho Qualificado: Pelo menos 3 anos de experiência de trabalho em uma ocupação qualificada dentro dos últimos dez anos.

Proficiência em Inglês ou Francês: Os candidatos devem fazer um teste de língua aprovado pelo governo canadense para comprovar proficiência em inglês ou francês. Os testes aceitos são o CELPIP, que só pode ser feito no Canadá, ou o IELTS, que conta com mais locais de prova em outros lugares do mundo.

Adaptação Financeira: Os candidatos precisam demonstrar capacidade financeira para se sustentar após a chegada ao Canadá. Os valores exigidos variam de acordo com o número de pessoas que estão no mesmo processo de imigração (ou seja, uma família precisa comprovar mais fundos que solteiros).


Você precisa atingir uma pontuação mínima para ser elegível para entrar no pool de candidatos do Express Entry. Regularmente, o governo canadense emite convites para candidatos com as pontuações mais altas no 'pool' para solicitar a residência permanente.

O sistema de pontos do Express Entry é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo, podendo chegar até 1.200 pontos no total.

No dia 09/03/2016, quando fomos convidados oficialmente a aplicar para a residência permanente, a nota de corte foi de 473 pontos e nós passamos um pouco acima, com 477.

É fato: receber o sonhado ITA (Invitation to Apply) é só o começo da saga. Mas, pra nós, foi a sensação de alívio, de ver uma etapa sendo vencida mesmo, e muito significativa em termos de tempo do processo também. 

Depois que a documentação é submetida, são cerca de 3 a 6 meses para o processamento e envio do visto. Só que esse tempo só começa a contar depois que você recebeu o ITA e enviou a documentação. 

Para a maioria das pessoas, são 2 a 3 meses no pool do Express Entry, no mínimo, depois, entre 1 e 2 meses para juntar a documentação, mais os 3 a 6 meses para que a documentação seja processada e o visto de residência emitido. No total, estamos falando de coisa de 12-18 meses. Um verdadeiro desafio de paciência e controle de ansiedade...

Então, termos sido chamados de forma tão rápida (menos de 24 horas), foi uma grande economia de tempo, e, principalmente, a eliminação daquela agonia de ficar esperando todo mês uma nova rodada de convites! 

Já começamos a juntar toda a documentação e temos até 08 de Maio para enviar o dossiê completo, que envolve comprovação de custos para se manter no Canadá nos primeiros 12 meses (proof of funds), comprovação da experiência profissional (histórico de holerites, cartas de referência e de recomendação, etc.), documentos como certidão de nascimento e casamento, atestado de ausência de antecedentes criminais, dentre outros.

Na semana que vem, vamos de novo ao RJ para fazer os exames médicos exigidos pela Imigração e depois farei um post contanto como foi.

4 comentários:

  1. Olá Márcia!

    Nossa que legal ter recebido o ITA no dia seguinte ao envio hein? Parabéns!!! Queria sugerir um post sobre como foi o perfil de vocês, quais foram as pontuações em cada quesito e tal... Assim conseguimos nos espelhar em que podemos melhorar para conseguir melhores notas! O que acham? Um abração! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, otima sugestao! Ja ja completaremos 1 ano de ITA, como o tempo passou rapido. :) De antemao, te digo que o que fez a diferenca no nosso caso foram duas coisas: titulacao academica (mestrado) e o CLB 10, que confere, se nao me engano, 50 pontos extras quando somados aos mais de 3 anos de experiencia profissional (fora do Canada). Abracos e sucesso pra vc tb!

      Excluir
  2. Oi tudo bem? Tenho uma dúvida a respeito da titulação acadêmica. O processo de validação dos diplomas (WES) tem que ser realizado antes de cadastrar os dados no site, ou pode ser feito após o recebimento do ITA? Tem 90 dias para juntar a documentação, certo?
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, como vai? Entao, o correto é fazer a avaliacao com o WES antes, para na hora de preencher o perfil no CIC vc ja ter exatamente a pontuacao ref. ao credenciamento que obteve no WES. Dependendo da avaliacao que eles fizerem, o titulo obtido pode ser reconhecido de forma diferente do que vc esta esperando. Ah, e depois do ITA sao 60 dias. Parece muito, mas é uma loucura reunir toda a documentação nesse prazo. Boa sorte! Abs! :)

      Excluir