domingo, 17 de julho de 2016

Momento de alívio: Um viva às GCMS notes!



Na última quinta-feira recebemos as GCMS notes. A sigla GCMS significa Global Case Management System, e as notas consistem num relatório detalhado dos oficiais de imigração que estão lidando com o seu caso.

Trata-se de um arquivo com mais de 90 páginas, onde você consegue ver todo o "log" das movimentações do seu caso no sistema do CIC.

Desde a aprovação dos nossos exames médicos, por volta de 26/04, estávamos sem receber qualquer atualização do sistema, então, resolvemos, perto de completar 60 dias da AOR, solicitar esse relatório, em busca de entender o andamento do processo.

Se você tem algum amigo ou parente no Canada essa pessoa pode solicitar as GCMS notes por você por cerca de CAD 5. No nosso caso, como não temos nenhum conhecido, nós utilizamos a empresa Visa File. Eles cobram CAD 25 para realizar a solicitação em seu nome, basta assinar um termo de consentimento. No total, demoraram exatos 30 dias para recebermos as notes, mas valeu a espera!

No nosso report conseguimos ver que a etapa mais crítica, que é a análise de eligibilidade, já passou e fomos aprovados. UFAAAAA! É uma sensação indescritível de alívio. Essa análise engloba a comprovação da experiência profissional dentro do seu NOC, a comprovação de minimum funds, a prova do IELTS, os diplomas validados (ECA), enfim, tudo o que tem maior peso num processo desse tipo.

Conforme vocês podem ver no print abaixo, temos também a aprovação de criminalidade, feita com base nos documentos que enviamos (police certificates, etc.).



Uma coisa muito importante que descobrimos lendo nosso relatório é que nós perdemos 5 pontos entre o ITA e o AOR, pois recebemos o ITA em 09/03 e enviamos os documentos no dia 24/04. Neste meio tempo (02/04) eu fiz aniversário, o que nos fez perder 5 pontos, saindo de 477 para 472. A nota de corte do nosso draw foi 473, ou seja: com meu aniversário nós caimos abaixo da pontuação de corte do draw em que fomos selecionados! Isso significa que estariamos desclassificados e provavelmente teriamos que retornar ao pool do EE e/ou acionar um advogado de imigração para tentar reverter a situação futura, pois seriamos declinados.

Eu acredito muito em Deus e tenho certeza que Ele interviu nessa situação, pois, apesar de termos perdido esses 5 pontos, nos concederam um ponto adicional que não havia sido computado, da pós graduaçao do meu marido. Deste modo, perdemos apenas 4 pontos e retornamos aos 473, conseguindo passar pela etapa de eligibilidade. #ThankGod

Outra coisa que notamos é que a nossa análise de eligibilidade aconteceu bem no início do nosso processo, cerca de 6 dias depois do AOR. A maioria das análises no sistema está com a data de 30/4, o que coincide com a mensagem que recebi do sistema na mesma data, mudando meu BG Check de "in progress" para "not needed at this time".

Vimos ainda que nosso processo continua no Visa Center de Ottawa (RC-9515) e que falta a etapa de segurança (security), que imagino que seja relacionada a controle internacional, anti-terrorismo, etc. Conseguimos ver ainda que alguma tarefa estava prevista para terminar em 30/06. Será que andou mais um pouco? Esperamos que sim!

Bom, como em média o processo entre o envio da documentação e o pedido de passaportes tem demorado cerca de 4,5 a 5,5 meses, e estamos entrando no terceiro mês de espera (84 dias para ser mais precisa), ainda precisamos exercitar nossa paciência e seguir aguardando a conclusão, que seria o pedido de passaportes, previsto para acontecer em meados de Setembro ou Outubro.

Seguimos aguardando com fé e sabendo que Deus está no comando de tudo!

#SeeYouSoonToronto

2 comentários:

  1. Nossa, imaginamos o alívio mesmo!
    Chegamos aqui agora e estamos adorando o blog. Vamos acompanhar de perto, com sorte recebemos o ITA no ano que vem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Saints! Obrigada pela torcida! E boa sorte na obtencao do ITA 😄👍

      Excluir