domingo, 10 de abril de 2016

Express Entry - Usar ou Não uma Consultoria Especializada em Imigração?

Simbolo do Canada
Acredito que uma das dúvidas mais comuns de quem começa o processo de imigração via Express Entry é se vale a pena ou não contratar uma consultoria. Afinal, à primeira vista, pode parecer que é o processo é muito simples, agora que todo o sistema de envio de documentos é online. Aqui vai um pouco da nossa opinião sobre o tema.

É caro? Sim, custa caro contratar esse tipo de serviço.  Pelo que pesquisamos (fizemos umas 3 cotações diferentes), o valor começa em 2.000 Dinheiros Canucks (dólares canadenses) e pode ultrapassar 3.500 se você optar por consultorias, digamos, mais "badaladas". Considerando que o dólar canadense gira em torno de R$2,70-2,90 dilmares, realmente fica pesado, ainda mais se você acrescentar no pacote tudo o que vai ter que gastar com exames, traduções, etc. 

Justamente por considerarem que essa grana vai fazer falta lá na frente, muitas pessoas acabam optando por fazer o processo por conta própria. Nós também tivemos esse questionamento, mas, mesmo "doendo no bolso" preferimos investir no serviço.

Como citamos na primeira postagem, uma das primeiras coisas que fizemos foi contatar uma consultora no Canadá (indicada por uma amiga, que já conhecia pessoalmente) para tirar algumas dúvidas e confirmar a eligibilidade para o processo como Skilled Workers. Essa simulação é feita também pelo próprio portal do governo canadense, que é o MyCic, mas a gente queria entender o que realmente precisava ser feito e como podíamos melhorar nossa pontuação, por isso foi bacana ter a consultoria desde esse primeiro momento. 

A consultora que usamos nos deu uma primeira consulta gratuita (devido, na verdade, à demora que tiveram para retornar nosso primeiro contato - acho que queriam reverter uma possível má impressão), mas, normalmente, é cobrado um valor pela hora, e, caso você contrate o serviço, é deduzido do contrato final. Nós acabamos fechando o contrato que prevê assessoria no processo inteiro, do pré-ITA até a preparação para a chegada no Canadá, processo conhecido como "landing".

Porém, eu diria que para as primeiras etapas, que são, agendamento do teste de inglês IELTS e a parte de validação de diplomas,e, após essas etapas concluídas, no preenchimento do perfil no Express Entry, a presença de uma consultoria é bastante dispensável. Para quem está fazendo o processo, e, presume-se, tem domínio de inglês, o preenchimento do perfil no MyCic é simples. A única parte mais "tricky" (pegadinha) para quem vai fazer o processo como Skilled Worker pode ser classificar corretamente o NOC da sua profissão. 

NOC é a sigla para National Occupation Classification (Sistema de Classificação de Profissões). Você deve encontrar a equivalência nesse sistema para as experiências profissionais que você teve. Por exemplo, se você trabalhou como secretária executiva (meu caso) e depois como profissional de Marketing (também meu caso) você deveria utilizar NOCs diferentes para descrever. Eu interpretei que, como era secretária executiva de um Gerente de Marketing,e, por isso, desempenhava algumas funções específicas da área, poderia classificar pelo mesmo NOC. 

Nós fizemos o preenchimento sozinhos do Express Entry, na verdade acabamos não contando tanto com ajuda da consultoria neste momento (para sermos bem honestos, achamos que eles estavam um pouco lentos), e, deu tudo certo - tanto que recebemos o ITA no dia seguinte. Para nós foi uma decisão acertada, pois, se tivéssemos esperado muito para submeter o perfil, teríamos perdido o primeiro ranking de Março, onde tínhamos a pontuação para entrar. Vai que no mês seguinte aumentaria muito?

No entanto, depois de consultar a agente especializada, ela informou que o NOC que eu usei poderia me trazer dor de cabeça futuramente caso eu não conseguisse comprovar que eu exercia uma atividade relacionada a Marketing, Relações Públicas e Publicidade, mesmo quando era secretária. Se eu não conseguisse comprovar, poderia ter que rejeitar o ITA, por risco de ter problemas com a documentação, porque o NOC não pode ser mudado depois que você já enviou o perfil e recebeu o convite do governo. Já pensou que dor de cabeça e frustração? Eu ia ter um ataque se tivesse que cancelar! Olha aí o risco de querer fazer tudo sozinho...

Além do susto do NOC, logo depois de receber o checklist do ITA e ver os documentos que temos que reunir para aplicar para a Residência Permanente ficou super claro que seria absolutamente indispensável ter a ajuda de um profissional para nos orientar. Afinal de contas, a gente quer garantir que o processo de análise da documentação pelo governo canadense corra tranquilamente, sem a necessidade de qualquer suplementação de documentos após o envio. A consultoria analisa seu caso e te dá várias dicas essenciais para que você corra menos risco de ter problemas.

A parte mais trabalhosa (e custosa) está sendo a comprovação de fundos. Nossa consultora explicou que o governo canadense está cada vez mais exigente com essa documentação especificamente, devido a muitas tentativas de fraude. Por isso, precisamos de tradução juramentada, por exemplo, dos nossos extratos bancários dos últimos 6 meses, além de contracheques (holerites) de cada função ocupada nas empresas onde trabalhamos nos últimos 6 anos. Também fomos orientados a solicitar declarações específicas dos bancos onde temos conta corrente, para atestar nossa idoneidade como clientes.

É fato que teríamos tido muitas dúvidas sobre que documentos enviar nessa etapa. Os fóruns sobre o tema em sites como o Canada Visa ajudam, mas para quem quer segurança de que está fazendo tudo certinho, recomendo fortemente consultar alguém experiente, mesmo que seja pagando pela hora (e não contrato fechado).

Agora nós estamos realmente no fim do processo de reunir todos os documentos, e, estamos rezando para conseguir mandar tudo na próxima semana. Depois de mandar a documentação, o prazo de processamento tem variado entre 3 e 6 meses. Temos esperança que, com um processo bem organizado e redondinho, a gente consiga ter o visto emitido em 3 meses. #GodSpeed

Espero que o post tenha ajudado! Quem quiser o contato das consultorias que utilizamos, deixe o email nos comentários.

See you soon, Toronto! :)

*Update em 13/06: No dia 24/04, após aguardar cerca de 2 semanas pela nossa consultoria para submeter nossa documentação pós-ITA, decidimos pelo cancelamento do contrato e seguimos sozinhos no processo. No entanto, continuo mantendo a posição de que uma opinião profissional é válida, tanto na preparação antes da aplicação (simulação de eligibilidade, entendimento e direcionamento de cada caso, confirmação do NOC) e, após o recebimento do Invitation to Apply, na revisão dos documentos, principalmente reference letters para comprovação de experiência profissional. Porém, fugiria de contratos fechados, acredito que vale mais a pena a contratação de sessões tira-dúvidas, onde paga-se pela hora. O preenchimento dos formulários tanto no pré quanto no pós-ITA é muito simples caso você esteja com a documentação correta, então, siga sem medo, com a ajuda de fóruns como o Canada Visa ou o grupo SOS Imigração Canada da Celina Hui.

11 comentários:

  1. Boa tarde! Vocês usaram quais consultorias?
    tatianaboechat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, estou gostando mto do seu blog. Tem como me enviar o contato da Consultoria?
    Meu e-mail nayda@outlook.com ou naydakcabral@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, estou gostando mto do seu blog. Tem como me enviar o contato da Consultoria?
    Meu e-mail nayda@outlook.com ou naydakcabral@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayda! Que bom que vc ta curtindo o blog! Te respondi lá, se ficar qualquer dúvida me escreva. Boa sorte no seu processo! :)

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo retorno!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Boa tarde, estou adorando o blog, muito didático para quem está pensando migrar para o Canada. Eu gostaria de saber qual consultoria vocês usaram e se tem alguma que recomendam em específico (pelo que ouviram nos grupos, ou por alguém que entende).
    marcosspomberg@gmail.com
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Qual empresa de consultoria vcs usaram? alvesfernandes.val@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, estou gostando muito do blog de vocês.
    Pode me mandar o contato da consultoria? natvelsilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Márcia, boa noite! Descobri há uns dias o seu blog e posso afirmar que é o melhor que já li. Parabéns!
    Estou na fase do preenchimento do perfil no EE ( já fiz Ielts e traduções juramentadas ), e realmente preciso de uma consultoria. Agradeço se puder mandar um e-mail com as suas recomendações ( kabailey34@gmail.com ).
    Obrigada e muito boa sorte no CA

    ResponderExcluir
  8. Marcia, bom dia!
    Andei lendo um pouco e concordo com os seus pontos, no início é válido uma consultoria para estabelecer um norte.
    Poderia me enviar o contato da consultora que utilizou (t_eithi@hotmail.com)

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir