terça-feira, 12 de abril de 2016

Custos do Processo - Express Entry Canadense

Oi pessoal!

Vamos compartilhar com nossos amigos aspirantes a imigrantes um pouco sobre os gastos com o processo via Express Entry - Federal Skilled Workers.

Uma coisa é fato: gostaríamos de ter decidido começar esse processo antes. Teríamos definitivamente começado a guardar dinheiro há mais tempo, por exemplo, abrindo mão de alguns supérfluos, viagens internacionais e outros gastos para poder nos preparar melhor para o que vinha pela frente.

Então #FicaADica: Se você pensa em imigrar para o Canadá, comece agora mesmo a juntar um dinheiro bom no seu porquinho. Cada centavo vai fazer diferença, pois, apesar de todos os gastos que terá, você ainda precisa manter uma boa reserva para não passar aperto na hora de comprovar a quantia solicitada no proof of funds (cerca de 15.000 CAD por casal).

Entre pagamentos de taxas e traduções juramentadas, validação dos diplomas, etc. os custos superaram bastante nossas projeções iniciais.

Colocamos a planilha com relação de documentos e custos no Google Docs.

Basicamente tivemos:

1) Documentos pessoais
a. Certidões de Nascimento de cada um
b. Certidão de Casamento
c. Passaportes (todas as páginas relevantes escaneadas - não requer tradução)

2) Antecedentes Criminais (Nada Consta) - todos requerem tradução juramentada
a. Certidão Nada Consta Polícia Federal
b. Certidão Nada Consta Polícia Civil
c. Certidão Nada Consta Tribunal Eleitoral

3)Documentos Acadêmicos - requerem tradução juramentada
a. Diplomas + respectivos históricos separadamente para envio ao WES 

4)Comprovação da Experiência Profissional
a. Cartas de Vínculo Profissional e Recomendação, com descrição das funções ocupadas em cada empresa.
*Observações: Nossa consultora nos recomendou conseguir 3 cartas diferentes de cada empresa, assinadas por chefes ou ex-chefes e acompanhadas do cartão de visitas de quem assinou. Se a pessoa que vai assinar fala inglês, pode elaborar a carta já no idioma. Se não, melhor fazer a carta em Português e solicitar tradução juramentada. Alerte a pessoa que vai assinar que ela pode ser contatada pela imigração canadense! :)

b. CTPS - Carteira de Trabalho (todas as páginas relevantes para comprovação da experiência - últimos 6 anos trabalhados - requer tradução juramentada)

c. Contracheques de todas as empresas trabalhadas (por função ocupada) nos últimos 6 anos. Também será necessário providenciar a tradução juramentada.

5)Comprovação de Fundos
a. Carta/Declaração do Banco, atestando sua idoneidade como cliente (sem dívidas, etc.), de preferência tem que ser no papel timbrado/com logo oficial do banco, citar o histórico de abertura e número da conta, e, preferencialmente, seu saldo médio dos últimos 6 meses.
Se for em português, precisará de tradução juramentada. Anexe também o cartão de visitas do gerente, ou quem assinou a carta.

b. Extrato bancário dos últimos 6 meses. Peça ao gerente para carimbar e assinar. *Obs: no meu banco precisei de 48h para conseguir obter o extrato detalhado de 6 meses. Também será necessária a tradução juramentada.

c. Imposto de Renda do último ano + Informe de rendimento dos últimos 2 anos. Será necessário também a tradução juramentada.
*Obs: No nosso caso, colocamos também cartas + extratos do nosso plano de previdência privada, que pode ser resgatado a qualquer momento, e, portanto, conta como fundos disponíveis.

No preenchimento do perfil no MyCIC pós-ITA eles irão solicitar que você descreva todos os endereços onde residiu nos últimos 10 anos, suas atividades acadêmicas e profissionais neste período, além de todas as datas de entrada e saída de viagens internacionais. Então, é bom estar com tudo preparado para inserir os dados no Portal também.

Uma dica para acelerar as traduções: pense que você tem apenas 60 dias para submeter a documentação, então tenha sempre pelo menos 2 tradutores juramentados de confiança para acelerar o processo. Em geral, eles demoram 1 dia para orçar e no mínimo 5 dias úteis para liberar a tradução. Na maioria das vezes também compensa pagar a mais para que eles já te enviem o PDF dos documentos, para você não ter que escanear tudo o que receber fisicamente. Toda a documentação é enviada online, então, economize seu tempo já solicitando tudo digital também.

Esperamos que sejam úteis essas informações!

Comentem aí, como estão se planejando para o processo? Quais as maiores dificuldades até o momento?

Boa sorte a todos os tentantes!
:)

9 comentários:

  1. Adorei o post pessoal!!

    Muito obrigada por todo o detalhamento e ajuda! Vocês são gente boa demais, vai dar tudo certo, vocês vão ver! Vcs merecem!

    Beijos,
    Casal 20 (https://diariodocasal20.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  2. Vcs sao mto queridos!! Deus te ouça! 🙏🙏Obrigada pela torcida! É muito bom contar com o apoio de todos do grupo, torna tudo menos dificil! Hehehe Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Tá sensacional essa lista de documentos! Com certeza, vai ajudar muita gente a trilhar esse obscuro caminho das pedras...

    É uma iniciativa linda escrever sobre o processo com ele em curso e não se agarrar a cada informação e guardar pra si como se ela valesse um prêmio. Negócio é juntar a galera e juntos vamos chegar todos nas Terras do Norte!

    Parabéns pelo post e pelo blog =)

    ResponderExcluir
  4. Paulinh@ obrigada pela visita! Fico feliz que vc tenha curtido a postagem e nosso blog! A ideia é essa mesma, ajudar outras pessoas. Quando começamos esse processo era dificil encontrar informações de outros Brazucas e acho que não temos que ter medo de dividir informações, ne? "Juntos Somos Mais"! Hahah #RumAoCanada

    ResponderExcluir
  5. Ola!! Só agora vi esse post! Muito útil! Obrigada pelo help e estamos na torcida!! Here we go!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que bom que você curtiu, querida! Toda torcida é valida! Tamo chegando, Canucks!! :)

      Excluir
  6. Muito legal o relato. Gostaria da indicação do profissional de imigração que te ajudou no processo. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, td bem?
      No inicio do processo estávamos com a Marina Freire, do Portal Canada. Se vc quiser mais detalhes, me passe um email no projetomapleleaf@gmail.com :)

      Excluir
  7. Bom dia,

    Pessoal, gostaria de se possível me tirassem uma dúvida. Nos documentos documentos, a carta, os extratos, que devem ter tradução juramentada. A Assinatura do gerente deve ser reconhecida em cartório?

    ResponderExcluir