segunda-feira, 11 de abril de 2016

Processo de Validação de Diplomas - WES

Capello Canada
Para garantir uma boa pontuação no ranking do Express Entry, além do Inglês - mais do que essencial - é necessário também passar pelo processo de validação dos diplomas brasileiros de graduação, pós, mestrado, etc. junto ao WES (World Education Services). A essa validação é dado o nome de ECA (Credential Evaluation).

O WES nada mais é do que um órgão de certificação, autorizado pelo governo canadense para fazer a análise e emitir um parecer sobre a validade dos seus documentos.

O processo de envio ao WES é relativamente simples. Você vai necessitar providenciar a tradução juramentada do diploma que for validar, e, também, uma cópia do seu histórico escolar naquela instituição. 

Meu marido é Engenheiro e possui um MBA, então mandou os dois diplomas para validar. Eu sou publicitária, fiz uma pós lato-senso e um Mestrado, além de um pós-MBA. Para fins de validação, preferi seguir com os documentos mais relevantes, já que seria a titulação mais alta (mestre) que iria me conferir a pontuação necessária e eu não queria desembolsar os valores agora para os outros diplomas. Sendo assim, deixei de fora os cursos de pós secundários.  

Atenção - validar o diploma pode não ser suficiente para trabalhar no Canada: Ter o diploma reconhecido no Canadá não significa autorização para exercer uma determinada profissão, caso a mesma necessite de uma regulamentação própria. É o caso das engenharias, ocupações da área de saúde, advocacia, etc. Você será reconhecido como "Bacharel" naquela área, mas terá que procurar o órgão específico que regulamenta a sua profissão para verificar o processo para poder atuar na sua área ao chegar no Canadá. Em alguns casos, é exigida experiência sob a supervisão de um canadense, provas, etc. Então, antes de decidir imigrar, se informe sobre as exigências para a sua profissão.

Outro ponto importante: se você tiver mudado de nome após a emissão do diploma (meu caso - acrescentei o sobrenome do meu marido quando nos casamos) será necessário enviar também documentos que justifiquem a alteração, como a cópia traduzida da certidão de casamento. Meu marido elaborou uma carta para anexar junto à certidão, explicando o motivo da mudança, etc.

Além disso, você precisará ir até a instituição onde você se formou e solicitar que eles carimbem os documentos que você irá enviar. O ideal é que o envelope utilizado seja o oficial da escola. Meu marido e eu estudamos na Universidade Federal do ES e por lá, aparentemente, eles já estão bem familiarizados com esse tipo de solicitação (talvez pelo volume de alunos que cursam mestrado e doutorado fora do Brasil), então não tivemos dificuldade alguma de obter a ajuda deles.

Por incrível que pareça meu marido teve mais dificuldade com uma instituição particular onde ele fez MBA, que era uma afiliada da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles estavam super reticentes para assinar a documentação, mas, no fim, acabaram sendo solícitos.

O processo foi bem rápido, cerca de 2 semanas após o envio já tínhamos os resultados e toda a comunicação com o WES é feita por email. Eles enviam notificações de recebimento da documentação, etapa em que se encontra, e, quando concluído, o resultado. Você pode inclusive acessar pelo seu login no site deles, a cópia em PDF do seu processo. Muito organizado!

Custos: para enviar do Brasil para o Canadá toda a documentação, que estava em 3 envelopes diferentes, tivemos um custo de R$180 para cada pacote. Para a validação de 4 diplomas (dois de Bacharelado, um de MBA e outro de Mestrado), mais os honorários logísticos, de envio via DHL do Canadá para o Brasil, o custo aproximado foi de 300 dólares canadenses. 

7 comentários:

  1. Olá!
    Muito legal o blog de vocês, bom ver que temos mais colegas capixabas partindo para o frio.
    Vocês falaram que foi fácl pegar o documento na UFES, eu já fui na prograd 3 vezes e até agora eles não assinaram o documento International Transcript Request. Como vocês fizeram? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Que bom que gostaram do blog, conterraneos! Poxa, espero que ja tenham resolvido o processo la com a UFES. Com a gente foi realmente mto simples! Eles carimbaram nossos documentos originais (historico e diplomas traduzidos) e nós despachamos pro WES. Nao tivemos que usar esse documento que vc mencionou! O processo que vc ta fazendo tambem eh o EE? Boa sorte ai com tudo!

      Excluir
  2. Olá!

    Ainda estamos resolvendo tudo na UFES, lá sempre é complicado, hehehe.
    Conseguimos de todos os lugares, na FGV eles mesmos mandaram o SEDEX para o WES mas na UFES não tá facil.
    Vamos tentar o EE sim, nosso planejamento é fazer o IELTS em Setembro e aplicar logo em seguida.
    Obrigado pela ajuda e nos vemos no Canada!

    ResponderExcluir
  3. Ola!

    O MBA do seu marido no ECA, foi reconhecido como Master ou como Bachelor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, nossa, mil desculpas pela demora! O MBA foi reconhecido como Post-graduate certificate (1 year). :)

      Excluir
    2. Oi, parabéns pelo blog! Muito legal! Poderia me dizer uma coisa? Só para referência: o MBA que fizeram teve qual carga horária para ser um post graduate de um ano? Eu fiz também um MBA da FGV em GP de dois anos com 432 horas e fiquei em dúvida sobre como pode ser avaliado.

      Excluir
  4. Também tenho a mesma dúvida do Edu Azeredo. Aguardeço a informação desde já.

    ResponderExcluir