Timeline - Express Entry Canadense

Vamos atualizar a nossa timeline dos sonhos a medida que o nosso processo for avançando.

TIMELINE  - RESUMIDA

🍁08 Mar/16 - Perfil no MyCic criado - Express Entry submetido
🍁09 Mar/16 - ITA - Invitation to apply pelo FSW - Federal Skilled Workers
🍁24 Apr/16 - AOR - Application Submitted and Received ✅
🍁26 Apr/16 - Medicals - Passed ✅
🍁28 Apr/16 - BG Check - In Progress
🍁30 Apr/16 - BG Check - Not Needed at this time
🍁14 Jul/16 - GCMS notes - Eligibility "Met" e Criminality "Passed" ✅
🍁02 Sep/16 - BG Check - de "Not Needed at this time" para "In Progress"
🍁18 Out/16 - PPR - Pedido de Envio de Passaportes \O/
🍁19 Out/16 - Passaportes entregues no Visa Office 
🍁22 Out/16 - Application approved no MyCic  
🍁26 Out/16 - COPR recebida (passaportes entregues)  

🍁24 Dez/16 - LANDING \O/ \O/ \O/

TIMELINE - DETALHADA

🍁22 Dez/15 - Já sabíamos que o inglês era um dos maiores requisitos e que havia a exigência de uma prova de proficiência. Como no nosso estado (ES) as datas são escassas, preferimos viajar ao vizinho RJ para essa etapa. Agendamento da Prova IELTS na categoria General Training e começo da preparação para o exame.

🍁Início Jan/16 - Consulta por Skype com uma consultoria especializada para entender o processo do Express Entry e fazer uma simulação da nossa eligibilidade. Com a confirmação da eligibilidade, resolvemos partir para a validação dos diplomas.

🍁Meados de Jan/16 - Tradução Juramentada dos diplomas de graduação, pós e mestrado. Envio dessa documentação para o orgão de certificação canadense: WES.

🍁16 e 17 Fev/16 - Recebimento do ECA. Diplomas validados! Somos respectivamente Bacharel em Comunicação e Mestre em Psicologia (eu) e Bacharel em Engenharia e MBA em Projetos (marido).

🍁18 Fev/16 - Realização da prova do IELTS no Rio de Janeiro.

🍁03 Mar/16 - Recebimento das notas no IELTS. Ufa!  Overall de 8.5 e o marido de 8.0. *Obs: o maximo é 9.0, então, imaginem se não ficamos "nos achando" pelo nosso resultado🤓🤓🤓 hehehe. Mas a verdade é que estudamos bastante mesmo.

🍁08 Mar/16 - Recebimento do IELTS por correio. Já podemos enviar nossa application online para o Express Entry! Uhu! Como somos afobados, apertamos o "submit" no nosso perfil no mesmo dia. Já tínhamos feito o preenchimento e estávamos apenas aguardando o código da prova de inglês que chegou pelo correio. Eu sou a aplicante principal e o marido é meu "acompanhante". Recebido o código também para o cadastro no Job Bank, obrigatório para quem não tem uma oferta de emprego válida no Canada (nosso caso).

🍁09 Mar/16 - Por volta de 16h recebemos uma mensagem do portal de imigração canadense no meu e-mail e o coração quase parou... Já pensei o pior: alguma besteira na nossa application! Pânico... Mas, para surpresa de nos dois, era nosso ITA!! Viva!! O sonho agora é real...
No mesmo dia a noite, já agendamos um call com nossa consultora para reunirmos toda a documentação para o processo. Agora o relógio começa a contar: temos 60 dias para enviar tudo impecável para o Canada!

🍁10-12 Mar/16 - Agendamento dos Exames Médicos, coleta dos exames de laboratório. Solicitação de mais traduções juramentadas: certidões de nascimento, atestado de nada consta de antecedentes criminais das polícias federal e estadual, atestado de cumprimento das obrigações eleitorais. Outros documentos importantes: começamos a entrar em contato com colegas/ex-colegas e ex-chefes/chefes para pedir cartas de recomendação e cartas que explicam as funções desempenhadas nas experiências de trabalho listadas por nós na application. Também precisamos fazer contato com o banco para solicitar uma carta especial e nosso extrato detalhado dos últimos 6 meses.

🍁18 Mar/16 - Ida ao RJ para realização dos exames médicos com o Dr. Alexandru Buescu. Fizemos no mesmo dia o Raio-X do tórax.

🍁28 Mar/16 - Recebimento do e-Medical Information Sheet com status completo, para anexar ao processo.

🍁06 Abr/16 - Mais uma leva de documentos para o tradutor juramentado: extratos bancários dos últimos 6 meses e contracheques dos últimos 6 anos trabalhados.

🍁13/04 - Enviamos tudo o que faltava para a nossa consultoria submeter nosso perfil. Dica: utilizar o dropbox, organizando toda a documentação que precisa ser compartilhada durante o processo. Agora só estarmos aguardando nossa consultora nos confirmar a submissão dos documentos e a AOR (confirmação do recebimento e pagamento da taxa do processo ao CIC).

🍁24/04 - Depois de um longo processo de espera/rolo com nossa consultoria, resolvemos dispensar os serviços e seguir nós mesmos com o envio da documentação ao CIC. Profile submitted e AOR recebida! \O/ Finalmente!!!! Agora inicialmente estamos em processo de contagem regressiva e à espera do nosso primeiro "passed".

🍁26/04- E ele veio: nosso primeiro "passed"! O grande sinal de que está tudo correndo como esperado no nosso processo: medicals, check! Foi uma sensação de alívio ler essas seis letrinhas em apenas dois dias depois de ter recebido a AOR.

🍁28/04- Mais um excelente sinal: nosso BG check foi iniciado, mudando o status para "in progress''. Go Canada! Tomara que nossa Visa Officer seja assim arretado o processo todo. #Blessed

🍁14/06 - Solicitamos as GCMS notes

🍁14/07 - Recebemos as GCMS notes e vimos que temos as etapas de Eligibility e Criminality concluídas, faltando apenas Security

🍁02/09 - Depois de mais de 30 dias de silêncio, verificamos que o status da nossa application mudou para IN PROGRESS. Excelente sinal, normalmente significa que em até 30 dias receberemos o pedido de envio dos passaportes, o almejado PPR!

🍁18 Out/16 - PPR - Pedido de Envio de Passaportes - Recebemos via email o pedido do CIC para envio dos passaportes.

🍁19 Out/16 - Passaportes entregues no Visa Office - Como trabalho próximo do Visa Office Global em São Paulo, eu fui pessoalmente lá levar os passaportes no dia seguinte ao recebimento do email de solicitação. O Visa Office é responsável por encaminhar os passaportes para o Consulado do Canadá (que fica no mesmo prédio).

🍁22 Out/16 - Application approved no MyCic  ✅ - Recebemos uma notificação de "Status Updated" no MyCic e era isso: application approved!

🍁26 Out/16 - COPR recebida (passaportes entregues) - Com a aplicação aprovada, bastava aguardar a chegada dos passaportes com o visto de residente permanente. Os passaportes chegaram acompanhados do COPR - documento que temos que entregar ao oficial de imigração quando fizermos o landing.

4 comentários:

  1. Ola pessoal, tiveram alguma novidade depois de 14/07? Estou acompanhando vcs. Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Parabéns, Márcia! Acompanhei uma parte do processo de você e fiquei impressionada com a forma ágil que fizeram tudo! Qdo chegarem em Toronto, se quiserem, podemos marcar de nos conhecermos. O que acha? Forte abraço! Vanessa Vitta - MapleDoBrasil.com

    ResponderExcluir
  3. Wow....o Express Entry de vocês foi express mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ola, boa tarde. Poderia me esclarecer uma duvida por favor? Sobre histórico bancario e contra cheques, realmente é necessario e obrigado a enviar 6 meses e 6 anos respectivamente? No meu caso, mudei de empresa nesse periodo e nao consigo holerites passados. Como seria? Muito obrigado.
    Henrique

    ResponderExcluir