quinta-feira, 10 de março de 2016

IELTS General Training - Como foi nossa prova

Como relatamos na nossa timeline canadense, nosso primeiro passo foi agendar a prova do IELTS.
Preparei um post beeeem explicadinho sobre como é a prova e como foi nossa experiência especificamente.

Existem 2 modalidades do exame:

1) General Training: Como o próprio nome já diz, é um teste mais abrangente, voltado a testar suas habilidades gerais de comunicação em inglês. É a modalidade exigida pelo Canadá para os principais programas de Imigração.

2) Academic: É mais voltado para estudantes. Normalmente é exigido por faculdades e universidades.

Pontuação: Vai da Band 0 até 9, sendo a nona dedicada aos "Expert Users". Não existe uma nota mínima exigida para o processo de imigração, mas, claro, quanto maior a sua nota, mais aumentam suas chances de obter uma pontuação alta no ranking do Express Entry. O Canadá tem seu próprio sistema de equivalência com relação ao IELTS. Ou seja, você não necessariamente precisa "fechar" o IELTS para alcançar o máximo no critério canadense. Para obter o chamado "CLB" no nível máximo (10) você precisa de Reading 8.0 / Writing 7.5 / Listening 8.5 e Speaking 7.5. Nós atingimos nosso objetivo, que era um CLB 10 para mim e um CLB 9 para o marido.

Agendamento: Feito online no site do British Council. Nós moramos no Espírito Santo e aqui a prova acontece duas ou três vezes ao ano, no máximo. Há inclusive rumores que não serão mais aplicadas provas aqui, devido a uma confusão que aconteceu durante a prova realizada em Nov/2015. Então, achamos mais seguro agendar nossa prova no Rio de Janeiro, que é a cidade mais próxima da gente, e tem bastante oferta de datas.


Local: As provas geralmente são aplicadas em instituições parceiras, onde eles montam a estrutura durante um ou dois dias específicos. No nosso caso, fizemos a prova na FACHA em Botafogo.


*Importante: Nem sempre você faz o teste de Speaking no mesmo dia do restante da prova. Se você vai fazer o exame em outra cidade, mande um e-mail para o British Council explicando sua situação e pedindo a possibilidade de fazer tudo num único dia. Eles costumam atender, mas vão te confirmar sua data faltando cerca de 2 semanas para a prova, então, considere que talvez tenha que comprar a passagem em cima da hora.

Quanto custa: Por volta de R$700,00 (os preços são ajustados anualmente).

Como se preparar: Nós estudamos de forma intensa durante cerca de um mês, com um livro muito bom chamado BARRON'S IELTS (tem na Amazon), indicação de uma amiga que tinha feito a prova, e videos no YouTube, principalmente para treinar listening. Eu apenas digitava "IELTS Listening Test" e ia fazendo as questões, pelo menos 30 minutos todos os dias durante um mês. Eu já tenho bastante vivência no idioma, tendo vivido algum tempo nos USA e fui professora por muitos anos (inclusive já tinha ajudado muitos alunos a se preparem para testes como o TOEFL - agora, quem diria, era a minha vez). Meu marido também tem domínio da língua e usa muito no trabalho, então, nosso foco foi basicamente entender/estudar a estrutura da prova, que é bem cronometrada. Se você ainda não tem um bom nível de inglês, procure se desenvolver antes de fazer a prova, senão você vai surtar! rsrsrs Ah, e claro, busque ajuda profissional para garantir uma preparação mais forte.

Estrutura da Prova: Tanto o General quanto o Academic vão te testar nas principais competências da língua inglesa: fala, escrita, compreensão oral e leitura. A diferença está no nível de exigência e tipo de questões de escrita e leitura. O Academic é mais extenso e cobra vocabulário mais "técnico", exigindo, por exemplo, análise de gráficos.

a. Fala (Speaking): É feita uma entrevista com um examinador, onde ele te faz perguntas rápidas, pede para você discorrer sobre um tema específico e depois te faz perguntas sobre esse tema, geralmente te pedindo para se posicionar sobre algo mais polêmico.

Como foi a nossa prova? Na minha a entrevistadora (uma senhora Britânica daquelas beeeem caricaturadas e suuuper séria) começou com questões como como é meu trabalho, se eu rendo mais de manhã ou a tarde, se fico muito ou pouco em casa e depois "do nada" coisas como minha primeira escola, etc. Depois ela me deu um minuto (marcado no cronômetro) para me preparar para falar sobre um produto que eu tinha adquirido recentemente e porquê. Na hora não consegui pensar muito então falei sobre meu iPhone... Passados os aproximadamente 3 minutos do meu monólogo/ode ao smartphone, ela me questionou sobre a influência da propaganda sobre nossas decisões de compra, como isso afeta a nossa vida, etc. e eu tive que me posicionar criticamente sobre o assunto. 

Na verdade eu saí da prova quase chorando... hahaha! Por que? Porque eu falo muitooooo. E toda hora a entrevistadora me cortava, dizendo que não precisava me alongar mais nas questões. Eu estava me esforçando para falar de forma bem elaborada e acho que exagerei um pouco mesmo, podia ter dado algumas respostas mais curtas. Com meu marido foi o contrário: ele falou um pouco menos e ela sempre pedia para ele continuar... E aí?!

Depois que vimos as notas (eu, 8.5 e marido 7.0), entendi que a estratégia de falar sem parar certamente me beneficiou, pois consegui demonstrar que não precisava de muito tempo para pensar antes de falar. Se você hesita ou fala pouco, dá a entender que está "lost for words", ou, pesquisando palavras e te falta vocabulário.

Outras dicas:
  • Vocabulário: estudar boards de vocabulário com dicas de expressões para "impressionar" seu entrevistador, de acordo com os temas mais comuns da prova, é uma boa! Eu usava o Pinterest para dar um "pin" no que me interessava para ir guardando as listas e estudar de tempos em tempos. Ajuda bastante a não ter aquele branco na hora da prova.
  • Variar as expressões: Tentar usar expressões mais sofisticadas ou típicas de nativos também pode te garantir pontos extras. Alguns exemplos que usei na minha prova e notei uma reação facil de "hummmm" na cara da senhorinha Brit:
a. Do you work better in the morning or the afternoon? Oh, I'm definitely an early bird!
b. Do you use your smartphone every day? Absolutely! Actually, I love the internet and all the modern gadgets, I guess you can call me a techie.


b. Compreensão Oral (Listening): Essa era a parte da prova que mais nos preocupava, e, por consequência, para a qual mais nos preparamos. É composta de 40 questões, e dura em torno de 30 minutos, mais 10 para marcar as respostas finais no gabarito. Por que é tão preocupante? Você não pode perder o foco por um segundo, eles não repetem o áudio. Então, era preciso treinar para responder rapidamente as questões, tentando não se distrair e perder algo relevante para a tarefa. Graças a Deus nossa prova foi relativamente tranquila e conseguimos acertar cerca de 38 das 40! Eu tive um Listening de 8.5 e marido de 8.0.

c. Leitura (Reading): Também foram 40 questões nessa parte, divididas em 3 sessões/textos. Você tem 60 minutos para completar tudo. São 2 textos mais curtos e um mais longo, que exige maior paciência e técnicas de leitura dinâmica. Antes da prova li revistas (como The Economist) e artigos em inglês para praticar. Na verdade, já tenho desde a adolescência uma "política" de só ler livros de lazer em inglês, para manter meu vocabulário sempre afiado. Apesar disso, errei uma ou duas questões de interpretação e tirei 8.5. Meu marido, engenheiro e preciso, não errou nadinha e mandou um 9.0 super bonitão nessa parte da prova!

d. Escrita (Writing): Nessa parte da prova são duas questões, com duração máxima de 60 minutos.  A primeira te pede para escrever uma carta e a segunda é um texto mais dissertativo. Na primeira parte, você tem que escrever cerca de 150 linhas e 250 na segunda. Em ambas eles vão te avaliar por gramática, coesão e coerência, mas não necessariamente vão julgar se os argumentos que você utilizou são fortes ou não. Você só precisa se preocupar em conectar bem suas ideias, com uma estrutura de parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Nessa parte da prova eu tirei 8.0 (minha menor nota) e o marido tirou 7.5. O tema da carta foi: você é estudante e seu chefe quer que você pare de estudar para trabalhar em período integral. Você aceita ou declina? Explique os motivos. Como dizem em inglês: piece of cake! O tema da dissertação também foi beeem tranquilo. Era sobre a melhor maneira de educar uma criança, recompensando bom comportamento ou punindo mau comportamento. Você tinha que colocar os prós e contras de cada técnica e, ao final, se posicionar sobre o tema.

Dica: Estude em dupla! Meu marido e eu sempre corrigíamos o texto um do outro, para alertar sobre problemas de ortografia, gramática, repetição de palavras, objetividade e até para dar toques de caligrafia. Afinal, a última coisa que a gente quer é perder pontos porque o examinador não entendeu os hieroglifos egípcios que usamos na redação.

Bom, estamos felizes de termos cumprido nosso objetivo, pois, apesar de termos domínio do idioma, prática em viagens e vida profissional, uma prova é sempre uma prova. Precisávamos ter a consciência tranquila de que nos dedicamos bastante e deu super certo!

3 comentários:

  1. Que sucesso!! Parabéns!! Arrasaram! Estou focada estudando... vamos que vamos!!

    ResponderExcluir
  2. Marina, muito foco e sorte nos seus estudos! Se precisar de alguma ajuda, conte conosco! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu me preparei para as provas do IELTS de casa, tudo online, é um curso preparatório via skype. Pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/skype/professores-ielts

    ResponderExcluir